terça-feira, 25 de maio de 2010

Fritos de Bacalhau com Arroz de Feijão

Para os fritos de bacalhau

 4 postas de bacalhau do lombo demolhado de véspera

 farinha q.b.

 sal e pimenta preta moída na altura

 ovos batidos.



Para o arros de feijão



 2 chávenas (chá) de arroz

 200 g de feijão demolhado dee véspera

 1 dl de azeite

 1 cebola descascada

 2 dentes de alho descascados e picados

 2 tomates sem pele e sem sementes e picados miudamente.



Comece por cozer o feijão em água (numa panela de pressão é mais rápido). Aqueça o azeite e junte-lhe a cebola, os dentes de alho e os tomates picados. Deixe apurar o refogado.



Adicione o feijão cozido e escorrido, e o arroz. Adicione água suficiente para a cozedura do arroz. Pode usar a água onde cozeu o feijão. Se quer o arroz de feijão caldoso, já sabe que deverá triplicar ou mesmo quadruplicar o volume de água em relação ao de arroz. Deixe levantar fervura.



Tempere a seu gosto (junte ainda salsa ou coentros picados). Deixe cozinhar, tapado, até que o arroz fique macio. Limpe o bacalhau de pele e espinhas e corte-o a seguir em pedaços. Seque-os bem. Passe-os por farinha, previamente temperada de sal e de pimenta preta, e, depois, por ovo batido. Frite em azeite quente. Escorra, sobre papel absorvente de cozinha.



Sirva decorados com salsa e rodelas de limão.

sábado, 22 de maio de 2010

Bacalhau no Forno à Antiga

Para 4 pessoas




 4 postas de bacalhau, demolhadas

 1,5 kg de batatinhas

 Sal qb.

 3 dl de azeite

 3 dentes de alho

 2 cebolas

 Salsa picada



Lave as batatinhas e leve-as ao lume a cozer com pele em água temperada com sal; depois escorra-as e, com cuidado, retire-lhes a pele. Num tabuleiro, deite 1 dl de azeite, depois os dentes de alho e as cebolas, cortadas às rodelas, e, por cima, coloque as postas de bacalhau.



Em volta do bacalhau, disponha as batatas peladas e, sobre cada posta, uma rodela de cebola. Regue com o restante azeite. Leve a forno a 190º, cerca de 40 minutos, regando, uma vez por outra, com o próprio azeite. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanhe com salada a gosto e azeitonas.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bacalhau Recheado a Moda de Monção

 4 postas de bacalhau


 4 fatias de presunto

 2 tomates maduros mas firmes

 l pimento verde

 farinha q.b.

 azeite q.b.

 4 cebolas descascadas e cortadas em rodelas finas

 2,5 dl maionese



Demolhe o bacalhau (lombo) durante dois dias em água, substituindo a água por várias vezes, e um dia em leite. Escorra o bacalhau e seque-o. Abra ao meio cada uma das postas de bacalhau. Recheie com fatias de presunto de boa qualidade. Poderá, ainda, rechear cada posta de bacalhau com tomate fatiado, sem pele, nem sementes, e pimento, sem sementes, cortado em tiras.



Passe as postas de bacalhau recheado por farinha, sacudindo o excesso. Frite-as em azeite, virando-as a meio da fritura. Escorra-as sobre papel absorvente de cozinha. Coloque-as depois numa assadeira. Entretanto, refogue as rodelas de cebola num pouquinho de azeite. Deixe as cebolas ganharem boa cor. Deite a cebolada sobre as postas de bacalhau. Cubra-as com a maionese.



Leve a assadeira ao forno por uns quinze minutos ou até que a superfície fique dourada. Decore com pimentos morrones.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Lasanha com Bacalhau e Creme de Alhos

Ingredientes:




 8 folhas de lasanha

 500 g de bacalhau demolhado

 400 ml de leite

 200 ml de nata liquida

 8 dentes de alho

 óleo

 sal e pimenta.



Preparação:



Aquecem-se os alhos com a nata à volta de 20 minutos, e passam-se pela batedora até ficar um creme fino. Coloca-se o bacalhau numa panela com água fria, leva-se ao lume e retira-se quando levantar fervera. tapa-se e deixa-se repousar durante 20 minutos. Escorre-se e desfia-se.



Põe-se o bacalhau numa frigideira, acrescenta-se meio copo de óleo quente e aquece-se em lume brando. Quando ferver, acrescentasse outro copo de óleo e o leite. Deve ficar uma mistura suave. Tempera-se de sal e pimenta e rectifica-se o ponto de sal. Colocam-se as folhas de lasanha de duas em duas num prato de forno, alternado com camadas de bacalhau e terminando com massa.



Cobre-se tudo com creme de alhos e coze-se em forno brando durante 45 minutos. A meio da cozedura, é aconselhável tapar o recipiente com papel de alumínio para que não queime. Serve-se quente.



Conselho final:



Esta lasanha também se pode fazer com atum, quando não haja tempo para preparar o bacalhau.

domingo, 16 de maio de 2010

Pastel de Bacalhau e Pimentas

Ingredientes:




 500 g de bacalhau

 l cebola

 2 dentes de alho

 250 ml de azeite

 4 pimentos verdes pequenos

 l kg de batatas

 50 ml de leite

 uma noz de manteiga

 250 ml de bechamel.



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho em água fria durante 24 horas, mudando de água duas ou três vezes. Escorre-se, retira-se pele e espinhas reservando a pele, e deixa-se à temperatura ambiente. Numa frigideira com azeite frita-se a cebola picada até que comece a tomar cor. Acrescentam-se dois dentes de alho, refoga-se e incorpora-se o bacalhau, mexendo até que se desfaça. Acrescenta-se a pele com a parte negra para cima, para que solte a gelatina. Retira-se do lume. Assam-se os pimentos no forno e pelam-se.



Descascam-se as batatas. Cortam-se em bocados e refogam-se num pouco de manteiga. Cobrem-se com água e cozem-se até estarem tenras. Reduzem-se as batatas a puré juntamente com os pimentos e junta-se-lhes um pouco de leite se for necessário, mas deve resultar um creme espesso. Tempera-se de sal e pimenta a gosto. Unta-se um recipiente de ir ao forno, coloca-se uma camada de puré de batata e pimentos, outra de bacalhau, uma terceira de puré, e termina-se com uma camada de bacalhau, esta última mais grossa, cobrindo-se tudo com molho bechamel. Gratina durante alguns minutos e serve-se.



Conselho Final



Para poupar tempo, pode-se utilizar puré de batata de pacote e pimentos vermelhos. O resultado será igualmente saboroso.

sábado, 15 de maio de 2010

Esqueixada de Bacalhau à Espanhola

Ingredientes




 l kg de bacalhau sem pele nem espinhas

 2 cebolas

 4 tomates maduros

 250 g de azeite

 100 g de azeitonas pretas

 2 pimentos vermelhos

 2 dentes de alho

 2 colheres de sopa de salsa picada

 sal

 2 colheres de sopa de vinagre.



Preparação:



Demolha-se o bacalhau durante 12 horas mudando-lhe a água 2 vezes. Escorre-se bem e corta-se em bocados grandes. Cortam-se todas as hortaliças em tiras largas e misturam-se com o bacalhau. Tempera-se com azeite, vinagre, sal e alho picado. Coloca-se numa taça e serve-se enfeitado com as azeitonas.



Conselho Final:



Nesta salada, o bacalhau deve ficar saboroso, nem salgado nem insípido. Por isso, o tempo de demolho depende muito da peça de bacalhau que se utilizar. O melhor é ir provando o bacalhau ao longo do demolho, até se atingir o ponto certo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tomates Recheados com Bacalhau

Ingredientes:




 4 tomates grandes e maduros

 2 ovos

 200 g de bacalhau desfiado

 8-folhas de espinafre

 l iogurte natural

 2 colheres de sopa de azeite

 1 colher de chá de mostarda

 sal

 pimentão doce.



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho durante 4 a 6 horas, mudando de água 3 ou 4 vezes. Escorre-se bem e reserva-se. cosem-se os ovos. lavam-se e escaldam-se as folhas de espinafre. Escorre-se bem e reservam-se. Aquece-se um pouco de azeite numa caçarola e salteia-se o bacalhau. Numa tigela, mistura-se muito bem o bacalhau, os espinafres e as claras de ovo picadas. Passam-se as gemas pelo passevite e reservam-se.



Prepara-se um molho misturando-se o iogurte, a mostarda, e uma pitada de sal, passa-se pela batedora e rega-se com ele todos os ingredientes. Lavam-se os tomates, secam-se e corta-se a base. Esvaziam-se eliminando as sementes e recheiam-se com o bacalhau e os espinafres. Polvilha-se com gema de ovo e uma pitada de pimentão doce e tapam-se com a sua própria base.



Conselho final



Serve-se sobre umas folhas de alface. Se desejar, pode-se acrescentar ao molho de iogurte cebolinha picada.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Salada de Bacalhau à Primavera

Ingredientes:




 l chicória,

 100g de bacalhau

 100 g de atum de conserva

 8 anchovas salgadas

 150 g de azeitonas se Caroço.



Para o molho:



 2 dentes de alho

 4 amêndoas tostadas

 2 anchovas

 2 pimentos vermelhos

 4 tomates maduros

 30 g de pimentão doce

 l colher de sopa de maionese

 6 colheres de sopa de azeite

 3 colheres de sopa de vinagre

 4 colheres de sopa de água.



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho durante 24 horas na parte baixa do frigorífico, mudando de água três ou quatro vezes durante o processo. Escorre-se bem e desfia-se. Colocam-se os pimentos de molho até que estejam moles. Raspa-se o interior e reserva-se.



Limpa-se a chicória debaixo de água fria corrente, separam-se as folhas e colocam-se numa taça com o resto dos ingredientes: o bacalhau, o atum, as azeitonas e as anchovas. Prepara-se o molho. Tritura-se os dentes de alho e as amêndoas. Acrescenta-se as anchovas em bocadinhos e o miolo dos pimentos e esmaga-se bem.



Escaldam-se os tomates em água a ferver, pelam-se, retiram-se as sementes e cortam-se em bocados grandes. Deita-se tudo no passevite, juntamente com 30 g de pimentão doce. Por último, acrescenta-se a maionese, o azeite e o vinagre, e continua a esmagar-se bem com uma colher de pau até que tudo esteja ligado. Se necessário, acrescentam-se as 4 colheradas de água. Rega-se a salada com esta preparação e serve-se a temperatura ambiente.



Conselho final:



Se preferir, pode-se utilizar a batedeira eléctrica para preparar o molho. Neste caso, reserva-se o tomate e acrescenta-se cortado em bocados como mais um ingrediente da salada.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Salada de Bacalhau e Massa Fria

Ingredientes




 1 alface

 400 g de massa verde fria

 250 g de migas de bacalhau

 azeitonas pretas

 5 tomates maduros

 2 dentes de alho

 salsa

 azeite

 vinagre

 sal e pimenta.



Preparação



Demolha-se o bacalhau durante 4 horas, escorre-se e reserva-se. Numa panela com bastante água coze-se a massa até que esteja al dente. Entretanto, lava-se a alface, escorre-se e corta-se em juliana muito fina. Escalda-se os tomates, descascam-se, retiram-se as sementes e cortam-se em bocados. Batem-se juntamente com os alhos até reduzir tudo a puré. Tempera-se de azeite e vinagre. Deita-se a massa nos pratos, junta-se a alface, acrescenta-se o bacalhau e rega-se com o molho de tomate.



Conselho Final:



Esta salada fica ainda melhor se lhe acrescentar um picado de ovo cozido.

domingo, 9 de maio de 2010

Bacalhau com Picado

Ingredientes:




 8 postas de bacalhau

 400 ml de azeite

 2 cebolas pequenas

 4 dentes de alho

 l ramo de salsa

 farinha

 l ovo

 2 ovos cozidos

 vinagre



Preparação



Põe-se o bacalhau de molho durante 24 horas, mudando a água várias vezes. Escorre-se e seca-se bem. Passam-se as postas de bacalhau por ovo e farinha e fritam-se em azeite. Descasca-se e pica-se a cebola. Esmagam-se os alhos. Num recipiente fundo, misturam-se os ovos cozidos muito picados, a cebola e o alho com salsa.



Tempera-se a gosto com azeite e vinagre e misturasse com uma colher de pau. Coloca-se as postas de bacalhau numa traves4sa e cobrem-se com o molho de picado.



Conselho final:



Uma variante deste prato consiste em acrescentar ao picado de ovos cozidos e batatas cozidas aos bocados.

sábado, 8 de maio de 2010

Creme de Bacalhau

Ingredientes:




 500 g de migas de bacalhau

 250 g de azeite

 l dente de alho

 100 ml de leite ou nata

 l batata média

 sumo de limão

 pimenta.



Preparação:



Coloca-se o bacalhau de molho durante 4 ou 5 horas. Escorre-se e seca-se com um pano. Coze-se a batata, tira-se-lhe a pele e reduz-se a puré. Aquece-se metade do azeite numa caçarola e, em lume brando, frita-se o alho esmagado e as migas de bacalhau, mexendo energicamente com uma colher de pau até que o bacalhau se reduza a puré.



Retira-se o recipiente do lume e, sem deixar de mexer, incorpora-se o leite, o puré de batata e o resto do azeite. Continua a trabalhar-se o creme até se obter uma mistura de consistência suave. Tempera-se com pimenta branca e umas gotas de limão.



Conselho Final:



O creme de bacalhau pode servir-se frio ou morno acompanhado de tostas. Mas também pode ser aproveitado para fazer pimentos recheados, por exemplo.

Salada de Bacalhau com Pimentas e Feijão

Ingredientes:




 400 g de bacalhau

 200 gramas de feijão branco

 4 pimentas

 l cubo de caldo

 l chicória

 l Limão

 sal e pimenta preta.



Preparação:



Coloca-se o bacalhau de molho em água fria durante 24 horas, mudando a água várias vezes. Prova-se para testar o ponto de sal e quando for altura escorre-se e seca-se com um pano limpo.

Esmaga-se o cubo de caldo e mistura-se com umas gotas de azeite e o sumo de um limão.



Corta-se o bacalhau em lâminas muito finas, quase transparentes (para facilitar, pode colocar-se o bacalhau no congelador durante 30 minutos para que endureça). Unta-se com azeite e deixa-se macerar durante 30 minutos.



Cortam-se os pimentos em tiras e misturam-se com os feijões bem escorridos. Tempera-se com sal, azeite e pimenta negra recém-moída. No centro do prato coloca-se um montinho de feijões com pimentas e à volta umas folhas de chicória, lavadas e secas. Cobrem-se com lâminas de bacalhau polvilham-se de pimenta negra e salsa picada.



Conselho Final:



O feijão pode ser cozido em casa ou comprado em lata, que já vem preparado.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bacalhau com Alhos e Pimentão

Ingredientes:




 l kg de bacalhau em postas

 8 dentes de alho

 l colher de sopa de pimentão doce

 l ramo de salsa

 azeite

 alguma farinha.



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho durante 24 horas. Convém que as postas sejam grandes e o bacalhau de primeira qualidade. Muda-se a água duas vezes. Escorre-se bem o bacalhau, passa-se por farinha e frita-se em abundante azeite, substituindo-o as vezes que forem necessárias para que as postas não enegreçam. Colocam-se as postas numa travessa.



Noutra frigideira aquece-se azeite e fritam-se nele os dentes de alho cortados em pedacinhos. Quando comecem a dourar, acrescenta-se o pimentão e refoga-se tudo ligeiramente. Acrescenta-se a salsa lavada e picada e deita-se e a fritada de alhos por cima das postas de bacalhau. Serve-se quente.



Conselho final:



Convém estar com muita atenção à temperatura do azeite onde se frita o alho, já que o pimentão se queima com facilidade e quando isto acontece larga um sabor e um cheiro bastante desagradáveis que poderiam estragar o prato.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Guisado de Bacalhau à Aragão

Ingredientes:




 5 postas de bacalhau

 4 pimentos vermelhos

 l cebola

 4 colheres de sopa de polpa de tomate

 4 pimentos morrones

 4 dentes de alho

 400 ml de azeite



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho durante 24 horas, mudando a água duas vezes. Põe-se de molho os pimentos vermelhos e, quando estejam tenros, raspa-se a pele e reservam-se. Retiram-se espinhas e pele ao bacalhau e desfia-se. Numa caçarola se azeite e fritam-se os alhos picados muito finos. Quando começarem a tomar cor, acrescenta-se o bacalhau. Mexe-se com cuidado várias vezes com uma colher de pau e acrescentam-se os pimentos vermelhos.



Partem-se em tiras os pimentos morrone e juntam-se ao guisado, juntamente com a polpa de tomate. Deixa-se cozer em lume muito brando durante uns 20 minutos, movendo a caçarola de vez em quando para que o molho ligue e não se pegue ao fundo. Serve-se quente.



Conselho Final:



O bacalhau pode apresentar-se em postas em vez de desfiado. De qualquer maneira, não é aconselhável utilizar migas, já que estas são mais insípidas.

Bacalhau de Cebolada com Vinho Branco

Ingredientes:




 8 postas de bacalhau

 4 cebolas

 4 dentes de alho

 l ramo de salsa

 100 ml de vinho branco muito seco

 azeite



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho em água fria durante 24 horas, mudando de água duas vezes. Escorre-se, seca-se e tira-se as espinhas, deixando a pele. Picam-se as cebolas muito finas juntamente com a salsa e os dentes de alho e põe-se tudo a dourar numa caçarola com azeite, em lume brando, até que comece a tomar cor.



Aumenta-se o lume e acrescenta-se o vinho branco. Deixa-se cozer até que se reduza o líquido e a cebola esteja bem tenra. Junta-se então as talhadas de bacalhau e deixa-se cozer durante uns 15 minutos, o tempo necessário para que fiquem prontas. Serve-se quente no recipiente onde foi feito.



Conselho Final:



Podem passar-se as postas por farinha dourá-las um pouco em azeite antes de incorporá-las na caçarola.

Bacalhau Ensalsado

Para 4 pessoas




 1,5 kg de batatinhas novas

 Sal qb.

 4 postas de bacalhau demolhadas

 2 dl de azeite

 3 dentes de alho

 l molhinho de salsa, picado

 2 colheres (sopa) de vinagre



Lave muito bem as batatinhas e leve-as ao lume a cozer com pele em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra-as bem e dê-lhes um pequeno "murro", sem as abrir. Entretanto, asse as postas de bacalhau no grelhador, como habitualmente. Quando grelhadas, retire-lhes as espinhas e lasque-as grosseiramente.



Num tacho largo, leve ao lume o azeite e, quando quente, junte-lhe os dentes de alho, previamente esborrachados. Em seguida, adicione as batatas e o bacalhau e deixe aquecer bem, mexendo de vez em quando. Por fim, junte a salsa picada e o vinagre, retire e sirva quente.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Caldeirada de Bacalhau

Ingredientes:




 12 alhos franceses

 400 g de bacalhau

 5 batatas grandes

 4 dentes de alho

 150 ml de azeite

 um pouco de sal

 água.



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho durante 24 horas em água fria, na parte baixa do frigorífico. Muda-se a água. Elimina-se e as espinhas e seca-se bem com pano limpo ou papel de cozinha. Lavam-se os alhos franceses e cortam-se em pedaços de uns 5 cm. Só se utiliza a parte branca.



Descascam-se as batatas e cortam-se em quadradinhos. Numa panela põe-se a cozer as batatas e os alhos franceses em litro e meio de água salgada. Quando começar a ferver, juntam-se duas colheres de sopa de azeite e deixa-se ferver suavemente durante 20 minutos. Passado este tempo, retira-se a panela do lume e acrescenta-se o bacalhau. Move-se a panela energicamente várias vezes e volta a cozer em lume brando.



Entretanto, prepara-se um refogado com o resto do azeite, onde se douram os alhos. Quando estiver pronto, retira-se a caldeirada do lume, deita-se nela o refogado e serve-se.



Conselho Final:



Também se pode acrescentar um raminho de salsa ao refogado de alho. Quanto à quantidade de água, ela não é importante, o que interessa é que as verduras quem cobertas.

Bacalhau Assado com Batatas a Murro

 4 postas de bacalhau


 2 tomates

 l pimento amarelo

 1 pimento vermelho

 l pimento verde

 12 batatas

 1 cebola

 100 g de azeitonas pretas descaroçadas



Para o molho



 l dl de azeite

 ½ dl de vinagre

 dentes de alho descascados e picados

 sal e pimenta preta moída na altura





Demolhe o bacalhau em água fria, mudando por diversas vezes a água. Seque-o, depois, com um pano limpo. Abra os pimentos ao meio e limpe-os de sementes. Corte o tomate em quartos e limpe-o de sementes. Grelhe tomates e pimentos. Asse, na grelha, as postas de bacalhau.

Descasque a cebola e corte-a em rodelas finas.



Passe-as por farinha e sacuda o excesso. Frite-as em azeite quente. Escorra-as, depois, sobre papel absorvente de cozinha. Asse as batatas com casca. Uma vez assadas dê-lhes um pequeno murro.



Coloque os ingredientes indicados para o molho dentro de um frasco de vidro com tampa. Agite-o, energicamente, de modo a ligar todos os ingredientes. Acrescente as azeitonas picadas. Emprate os ingredientes e deite por cima um pouco do molho, sirva bem quente.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bacalhau à Navarra

Ingredientes:




 800 g de migas de bacalhau

 350 g de tomates maduros

 l cebola

 2 dentes de alho

 l ramo de salsa

 azeite

 pimenta.



Preparação:



Põe-se o bacalhau de molho durante 4 horas na parte mais baixa do frigorífico. Depois escorre-se. Descasca-se a cebola, pica-se muito fina e refoga-se em azeite sobre lume muito brando. Acrescenta-se o alho picado e quando começar a ficar dourado juntam-se os tomates previamente escaldados, descascados, cortados em bocados e sem sementes. Acrescenta-se a salsa picada.



Deixa-se cozer lentamente durante uns 20 minutos e acrescenta-se as migas de bacalhau. Continua a cozinhar-se durante mais 15 minutos até que o molho reduza e o bacalhau esteja no ponto.



Conselho final:



Uma variante deste prato consiste em juntar ao molho de tomate pimento vermelho assado e em tiras.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bacalhau com Piri-piri

Ingredientes:




 1500 g de bacalhau

 300 ml de azeite

 4 dentes de alho

 l malagueta



Preparação



Escolhem-se algumas postas grossas da parte central n bacalhau de boa qualidade e põem-se de molho em água fria durante 24 ou 48 horas, conforme a grossura das postas. Coloca-se na parte baixa do frigorífico e muda água duas vezes durante o processo. Quando ficar no ponto escama-se eliminam-se as espinhas e seca-se com um pano de cozinha.



Aquece-se o azeite numa caçarola de barro e juntam-se os alhos cortados. juntamente com os alhos, frita-se uma malagueta para que o azeite adquira um travo picante. Quando começarem a tomar cor, retiram-se os alhos e a malagueta com uma escumadeira e deita-se na caçarola as postas de bacalhau com a pele para baixo, deixando cozer a lume brando durante uns 8 minutos.



Passado este tempo, para-se a primeira cozedura em azeite e coloca-se o bacalhau noutra panela com a pele voltada para cima e quatro colheradas de azeite. Leva-se a lume muito brando e mexe-se devagar até que o azeite comece a ligar com a gelatina que se soltou do peixe. O peixe não deve ferver e o molho deve ficar esbranquiçado e não demasiado espesso. Serve-se decorado com rodelas de alho frito e malagueta.



Conselho Final:



Se não apreciar o sabor picante, pode esquecer a malagueta e fritar só os alhos. O prato ficará igualmente bom.

Nuvem de tags

Abóbrinha Abobrinha e Aspargos Frescos Aipo Alicina Arroz Aspargos Bacalhau Bacalhau à Beira-Alta Bacalhau a Brás Bacalhau à Dizinha Bacalhau à Gomes de Sá Bacalhau à la Ménagère Bacalhau a Portuense Bacalhau ao Conde Bacalhau com Espinafres Bacalhau com grão e espinafre Bacalhau Cremoso Gratinado Bacalhau desfiado com Berinjela Bacalhau Desfiado com Natas Bacalhau Desfiado com Ovos de Codorna Bacalhau Gratinado com Aipo e Requeijão Bacalhau no Forno à Tavares Bacalhau Oriental Bacalhau Simplório Bacalhau Verde Bacalhoada Bacon bala de leite ninho Batata beijinho Beringela Betacaroteno Bolinho de Bacalhau Bolo bolo de cenoura bolo gelado de côco bolo prestigio brigadeiro Brigadeiro na Travessa Canelone Caneloni de Bacalhau aux Gratin Sauce Coconut Carne Cataplana como fazer congelar Couve Roxa Creme Crepe descongelar Dicas doces Espinafre Esqueixada Feijão Fibras Frigideira de Bacalhau Glicosinolatos Gnocchi de Bacalhau Guisado Inhoque Isoflavonas Lasanha legumes Legumes Legumes no Laminado Licopeno Lombo de Bacalhau Cozido com Legumes Lombo na Panela Macarrão Macarrão com Iscas de Carne e Requeijão Medalhão de Carne Moída Moqueca de Bacalhau (a Moda da Bahia) Mousse de Bacalhau e Cenoura Nutrientes na Cozinha olho de sogra Ovo de codorna Panqueca Panqueca de Bacalhau Pastel Pimentão Pimentão Recheado Pimentas Posta Bacalhau Cozida em Couve Roxa Posta Bacalhau na Brasa com Molho de Tomate Ralado Presunto Pudim Quiche de Bacalhau e Bacon Ratatouille Ratatouille e Bacalhau Desfiado receitas Requeijão Rondelli Rondelli de Bacalhau Salada Salada de Bacalhau Salada de Batata e Frango Salsa Souflé Tomate Tomates Recheados torta alemã Torta de Bacalhau Torta de Bacalhau à Italiana torta de limão torta de pêssego tortas Vatapá de Bacalhau