sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bacalhau à Beira-Alta

Ingredientes:

Ø      Bacalhau
Ø      4 dl de azeite
Ø      4 dentes de alho
Ø      pimenta
Ø      batatas

Modo de preparar:

Demolhe, escorra e enxugue o bacalhau impecavelmente. Coloque-o sobre um lume de brasas e grelhe-o. Ao lado, coloque num tacho 4dl de azeite, 4 dentes de alho picados e pimenta. Deixe levantar fervura. À medida que o bacalhau for assando, faça-o em lascas e introduza-o no tacho. Agite o tacho de vez em quando. Acompanhe com batatas assadas a murro.

Batatas assadas a murro

Lave as batatas, sem as descascar, e passe-as por sal grosso. Introduza-as no forno. Assim que a polpa das batatas ceder sob a pressão, dê-lhes um murro para as esborrachar. 

Introduza as batatas novamente no forno para acabarem de cozer. Acompanhe o bacalhau com as batatas.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bacalhau a Brás

Ingredientes do bacalhau:

Ø      600 gramas de bacalhau
Ø      0,5 dl de azeite
Ø      30 gramas de margarina
Ø      1 dente de alho
Ø      1 cebola grande
Ø      150 gramas de chouriço de carne
Ø      750 gramas de batatas
Ø      6 ovos
Ø      sal e pimenta q.b. (quanto basta)
Ø      salsa e azeitonas

Modo de preparar:

Limpe o bacalhau, retire-lhe todas as espinhas que puder e corte-o em cubos com 1 cm. de lado, aproximadamente. Corte o chouriço também em pequenos dados iguais. Descasque as batatas, corte-as igualmente em pequeninos cubos, lave-as muito bem, escorra-as e frite-as; tempere-as depois de fritar (com sal). Parta os ovos para dentro de um recipiente e bata-os.

Até aqui foi tudo de preparação. Agora, pique grosseiramente a cebola e o dente de alho, deite-os num tacho largo (ou numa frigideira), leve ao lume a refogar e, logo que comece a querer alourar, junte o chouriço e o bacalhau e vá mexendo sempre, sobre o lume, durante 2 minutos. Junte depois as batatas, mexa muito bem mais um minuto e, por fim, junte os ovos batidos. Vá mexendo com cuidado até os ovos estarem mais ou menos passados, a seu gosto. Deite então numa travessa ou pirex e sirva quente, polvilhado com salsa picada e azeitonas. Pode decorar com raminhos de salsa. E bom apetite!

Geralmente acompanha-se com vinho branco, muito fresco, verde ou maduro, depende do gosto. Se gostar do maduro, aconselho vinho alentejano (Portugal), com zonas demarcadas de Reguengos, Borba ou Vidigueira. Não esqueça: fresco, sem ser gelado.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Torta de Bacalhau

Ingredientes:

Ø      ½  kg de bacalhau desfiado, sem sal e espinhas, temperado com pouca pimenta
Ø      7 batatas médias
Ø      1 latas de natas sem soro
Ø      1 vidro de maionese de 250 mg
Ø      3 tomates médios picados
Ø      4 cebolas médias picadas
Ø      1 pimentão grande picado
Ø      ½  chávena de chá de salsa e cebolinha picadas
Ø      ½  lata de ervilhas (retirar a água)
Ø      ½  lata de palmito picado
Ø      3 ovos cozidos e cortados em pedaços
Ø      7 colheres de sopa de azeite
Ø      2 dentes de alho picado
Ø      1 chávena de azeitonas pretas
Ø      Farinha de pão para polvilhar

Preparação:

Refogar a cebola e o alho no azeite até dourar. Colocar o pimentão, tomates, cebolinha verde e salsa, o bacalhau e um copo de água. Cozinhar por dez minutos. Acrescentar o palmito, as azeitonas, as ervilhas, os ovos e cozinhar mais dez minutos. Enquanto isso amassar as batatas já cozidas num pirex forrando-o por igual, inclusive nas bordas. Em outra vasilha misturar o creme de leite e a maionese formando um único creme.

Agora é só arrumar:

Colocar uma camada de bacalhau e uma de creme, outra de bacalhau e mais uma de creme. Polvilhar a farinha de pão e levar ao forno por 20 minutos.  O bacalhau deve ser servido quente. Acompanha arroz branco. Há quem aprecie comer com batata palha e, também, uma saladinha de folhas.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vatapá de Bacalhau

(10 porções)

Ingredientes

Ø      700 g de bacalhau
Ø      1 cebola grande
Ø      2 dentes de alho
Ø      2 tomates sem pele e sem sementes
Ø      1 pimentão verde sem sementes
Ø      1 pimentão vermelho sem sementes
Ø      ¾  de chávena de folhas de coentro
Ø      2 pães de forma sem casca
Ø      ½  chávena de água
Ø      ½  chávena de azeite-de-dendê
Ø      1 chávena de camarões secos defumados, descascados
Ø      2 chávenas de leite de coco
Ø      2 colheres (sopa) de gengibre ralado
Ø      1 chávena de castanhas de caju picadas
Ø      sal e pimenta a gosto

Preparação:

Coloque o bacalhau numa tigela, cubra com água e deixe de molho no frigorífico por 36 horas, trocando a água de vez em quando. Escorra a água e elimine a pele e as espinhas do bacalhau. Passe o bacalhau na máquina de moer ou no processador junto com a cebola, o alho, os tomates, os pimentões e o coentro. Coloque a mistura em uma tigela, cubra com um plástico e reserve. Enquanto isso, esfarele o pão com as mãos ou passe no lado grosso do ralador. Coloque numa tigela grande, humedeça com a água e deixe de molho por 30 minutos, no mínimo. Coloque o pão no liquidificadora e bata em velocidade alta até triturar bem. Reserve numa tigela.

Numa panela grande, coloque o azeite-de-dendê e aqueça em fogo alto. Acrescente a mistura de bacalhau e os camarões secos e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 a 20 minutos. Junte o pão e o leite de coco e continue a cozinhar, mexendo sempre, até surgirem bolhas na superfície da mistura. Acrescente o gengibre e as castanhas de caju e cozinhe por mais alguns minutos. Verifique o tempero e junte sal e pimenta a gosto. Tire do fogo, coloque numa tigela de barro e sirva.


Nuvem de tags

Abóbrinha Abobrinha e Aspargos Frescos Aipo Alicina Arroz Aspargos Bacalhau Bacalhau à Beira-Alta Bacalhau a Brás Bacalhau à Dizinha Bacalhau à Gomes de Sá Bacalhau à la Ménagère Bacalhau a Portuense Bacalhau ao Conde Bacalhau com Espinafres Bacalhau com grão e espinafre Bacalhau Cremoso Gratinado Bacalhau desfiado com Berinjela Bacalhau Desfiado com Natas Bacalhau Desfiado com Ovos de Codorna Bacalhau Gratinado com Aipo e Requeijão Bacalhau no Forno à Tavares Bacalhau Oriental Bacalhau Simplório Bacalhau Verde Bacalhoada Bacon bala de leite ninho Batata beijinho Beringela Betacaroteno Bolinho de Bacalhau Bolo bolo de cenoura bolo gelado de côco bolo prestigio brigadeiro Brigadeiro na Travessa Canelone Caneloni de Bacalhau aux Gratin Sauce Coconut Carne Cataplana como fazer congelar Couve Roxa Creme Crepe descongelar Dicas doces Espinafre Esqueixada Feijão Fibras Frigideira de Bacalhau Glicosinolatos Gnocchi de Bacalhau Guisado Inhoque Isoflavonas Lasanha legumes Legumes Legumes no Laminado Licopeno Lombo de Bacalhau Cozido com Legumes Lombo na Panela Macarrão Macarrão com Iscas de Carne e Requeijão Medalhão de Carne Moída Moqueca de Bacalhau (a Moda da Bahia) Mousse de Bacalhau e Cenoura Nutrientes na Cozinha olho de sogra Ovo de codorna Panqueca Panqueca de Bacalhau Pastel Pimentão Pimentão Recheado Pimentas Posta Bacalhau Cozida em Couve Roxa Posta Bacalhau na Brasa com Molho de Tomate Ralado Presunto Pudim Quiche de Bacalhau e Bacon Ratatouille Ratatouille e Bacalhau Desfiado receitas Requeijão Rondelli Rondelli de Bacalhau Salada Salada de Bacalhau Salada de Batata e Frango Salsa Souflé Tomate Tomates Recheados torta alemã Torta de Bacalhau Torta de Bacalhau à Italiana torta de limão torta de pêssego tortas Vatapá de Bacalhau